quinta-feira, 15 de abril de 2010

Diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos participam de Seminário em Jacinto Machado



Por Renata Rocha

O IX Seminário Regional de Formação para Operadores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente, reuniu coordenadores dos Centros de Educação Infantis, diretores e orientadores pedagógicos da rede municipal de Araranguá.

O encontro foi realizado pela Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares ACCT, Regional AMESC, com o tema “a efetividade do Sistema de Garantias dos Direitos Infanto-Juvenis, após vinte anos de sanção do Estatuto da Criança e do Adolescente: Desafios e Perspectivas”.

Apresentação cultural, debates, palestra motivacional, apresentação e posse da nova coordenação regional da ACCT, palestra com Maria Salete da Silva, professora da FURB – Universidade Regional de Blumenau, foram algumas das programações do Seminário.
O evento foi realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Terezinha, na cidade de Jacinto Machado, com o lema “criança, adolescente e família: prioridade absoluta”.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SAPSE promove Ação Social



Por Renata Rocha

Um dos objetivos da educação de qualidade é aproximar os conteúdos do currículo escolar ao cotidiano dos alunos, proporcionando significados e despertando o interesse das crianças e adolescentes para a aprendizagem e para a autonomia, quesitos de suma importância para a vida social. Aproximar os alunos e a escola como um todo da comunidade, permite construir parceiras e laços que contribuam para que o trabalho aconteça de forma significativa e eficiente, visando o aperfeiçoamento e a aprendizagem competente de todos os agentes envolvidos.

A Secretaria de Educação, através do SAPSE – Serviço de Atendimento Psicossocial em Educação efetivou esses objetivos em parceria com alguns órgãos e profissionais que resultou numa Ação Social. O evento aconteceu durante a manhã deste sábado, na Escola Reunida Municipal Almerindo Manoel da Luz.

Orientação sobre a aposentadoria, teste de visão, emissão da carteira de identidade e CPF, massagem terapêutica e corte de cabelo foram alguns dos serviços oferecidos a comunidade.

Também marcaram presença as associações Bom pra Bixo e Down Show, o Projeto Verde é Vida, Pastoral da Saúde, Clube de mães, Conselho Tutelar, Programas da Secretaria do Bem Estar Social – APOIA e Sentinela, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Araranguá, entre outros. As crianças puderam se divertir com brinquedos e recreações como cama elástica, piscina de bolinhas, maquiagem facial e ainda assistiram a uma apresentação de Capoeira.

O objetivo da Ação Social é de proporcionar a comunidade orientações e acesso ao lazer, bem como, aproximar a escola e a comunidade.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Escolas da rede Municipal comemoram a Páscoa


Por Renata Rocha
Comemorar a Páscoa é tradição de muitos povos. Ligada a questões religiosas, essa comemoração estende-se a diversos segmentos sociais, incluindo com ênfase, a escola.
Alunos e professores unem-se a essa tradição e trabalham com temas relacionados a oração, doação, nascimento e morte.
Apesar da religiosidade e das crenças, o que mais interessa aos alunos na verdade, é a tradição de presentear e ser presenteado com ovos de chocolate. O que atrai os pequenos é a presença do coelho e do chocolate que torna os dias mais doces e atrativos.
A Escola Básica Municipal Nova Divinéia organizou uma festa com música, brincadeiras e um coelho para divertir a criançada. Já na Escola Básica Municipal Otávio Manoel Anastácio, os alunos foram pintados de coelhos pelos professores, puderam participar de oficinas de pintura, cinema, e também de muitas brincadeiras como cama elástica e piscina de bolinha.
O Centro de Educação Infantil Criança Feliz foi todo decorado pelas professoras e a coordenadora. As crianças fizeram chapeuzinhos com orelhas de coelhos e foram pintadas também. Para o lanche foram feitos bolos, salgadinhos, refrigerante e uma coelha distribui doces. Outro Centro de Educação Infantil decorado pelos profissionais da escolinha foi o da Cidade Alta. As crianças fizeram cestinhas de páscoa e ganharam doces.
Maçã do amor, docinhos, refrigerante, brincadeiras e um coelho de verdade que representava a vida. Essas foram as atrações do Centro de Educação Infantil Cantinho do Amor.