quarta-feira, 31 de março de 2010

Projeto Verde é Vida e a Coleta de Óleos Saturados

Por Cilon Vieira

Todos os cidadãos do nosso município podem ajudar a preservar o meio ambiente. Comece coletando o óleo de cozinha usado na sua casa, pois uma equipe de Bio-energia da AFUBRA, em parceria com as nossas escolas, coletará este óleo e desenvolverá o processo de transformação dos óleos saturados em biodiesel. Portanto, é muito importante que cada cidadão, em conjunto com sua escola, faça a sua parte conforme orientação dos professores.

O óleo saturado deverá ser armazenado em garrafas PET limpas, secas e sem rótulos, evitando assim a propaganda de alguma marca de bebidas e para o próprio aluno não confundir e vier a beber. O óleo deve ser filtrado para eliminar impurezas sólidas.


A garrafa PET deverá estar bem fechada e deverá ter cuidados especiais para que não sofra batidas que possa contribuir com algum tipo de vazamento de óleo que poluirá todo ambiente.


Um litro de óleo pode poluir um milhão de litros de água, além de ser um inimigo número um dos esgotos, pias e caixas de gordura. Ratos, baratas e outros animais gostam de óleo.


Ajude a salvar o meio ambiente: colete o óleo saturado em casa. O Projeto Verde é Vida, a Secretaria de Educação e as nossas escolas agradecem a todos.

terça-feira, 30 de março de 2010

Secretaria de Educação inicia a comemoração da Páscoa

Para comemorar a Páscoa, a Secretaria de Educação do Município faz a entrega de doces a todas as crianças da Educação Infantil e aos alunos do Ensino Fundamental.

Neste ano foram comprados aproximadamente cinco mil caixas de bombons e doces. Os Centros de Educação Infantis já estão se preparando para esta semana diferente, onde serão realizadas atividades como danças, teatros, festinhas e brincadeiras.

O Centro de Educação Infantil São José estará com atividades durante todo o dia nesta quarta-feira, 31. Às 10 horas da manhã haverá apresentação de uma peça teatral feita pela turma do pré-escolar e durante a tarde, as crianças de zero a cinco anos participarão de uma festinha com a entrega de doces.

Já o Centro de Educação Infantil Criança Feliz, está preparando uma festa para aguardar a chegada do coelho de páscoa, que fará a entrega de doces no dia 31.

O Centro de Educação Cantinho do Amor preparou algo especial. Durante o dia 01 de Abril, os alunos irão receber a visita do coelho vivo. Após as atividades feitas pelos professores, o animalzinho estará na escola representando a vida.

O Secretário de Educação Alexandre Rocha e o Prefeito Mariano Mazzuco estarão participando destas festividades de entrega de doces.

Por Renata Rocha

quinta-feira, 25 de março de 2010

Escolas e creches do município continuam recebendo manutenção


Por Renata Rocha


A manutenção nas escolas segue a todo vapor. Desta vez a reforma foi feita na Escola Reunida Municipal Almerindo Manoel Da Luz. O telhado da escola estava com diversas goteiras e foi reformado, o abrigo entre a escola e o pátio coberto também foi consertado, uma sala de aula pintada e feito a troca do piso, dois portões, a grade e a lixeira do muro foram restaurados e foi colocado também uma rede na quadra de esportes.

As crianças também foram beneficiadas com as mudanças: foi feito um contra piso e a pintura de todo pátio para refeitório e o lazer e também um balcão (fraudário).


O departamento de manutenção da Secretaria de Educação, através do chefe de patrimônio Sérgio de Lucca, em parceria com a administração do município segue com as reformas das escolas e creches do município.

quarta-feira, 24 de março de 2010

SAPSE promove Ação Social


Por Renata Rocha


Com o objetivo de proporcionar a comunidade o acesso ao lazer, esclarecimento e orientações diversas e ainda contribuir para o fortalecimento do vínculo entre a escola e a comunidade, o SAPSE (Serviço de Atendimento Psicossocial da Educação) promoverá uma Ação Social, realizada na Escola Reunida Almerindo Manoel da Luz, no dia 10 de abril de 2010, das 8 às 12 horas. A escola situa-se na Rua Pedro Manoel Gomes, no bairro Campo Verde.

Participarão do evento profissionais da Secretaria do Bem Estar Social, através dos programas Apóia e Sentinela, bem como as Secretarias de Agricultura e Saúde. O Programa Saúde da Família estará realizando exames preventivos, vacina contra a gripe, diabetes, pressão.

Outros serviços também serão oferecidos. A ótica Miguel estará contribuindo com o teste de visão, a Sra Rose Silglitz oferecerá massagem terapêutica, o corte de cabelos será oferecido pela Sra. Sonia Regina da Silva.

A comunidade contará ainda com os serviços de emissão de carteira de identidade, emissão e alteração de CPF, a presença do Sr. Luis Carlos Gomes (Navalha), advogado e exposição de trabalhos realizados pelos alunos da própria escola.

O SAPSE e os profissionais da Escola Reunida Almerindo Manoel da Luz, certos do sucesso desse evento, aproveitam para solicitar o total envolvimento e a presença da comunidade. Esses serviços, cidadãos e entidades estarão a disposição da população do Bairro Campo Verde, com dedicação e eficiência, pois sabem da importância de atender a todos e da necessidade da presença dos pais na escola, construindo uma relação de confiança e respeito.

quarta-feira, 17 de março de 2010

E.R. Adelina Maria Silvano Soares é beneficiada com reformas


O departamento de manutenção da Secretaria de Educação, através do chefe de patrimônio Sérgio de Lucca, em parceria com a administração do município segue com as reformas das escolas e creches do município.


A Escola Reunida Adelina Maria Silvano Soares (Santa Bárbara), recebeu melhorias: um ventilador, limpeza do pátio, muros pintados, reparo no piso e reassentamento de lajota.

Além de beneficiar diretamente seus alunos, essas atitudes contribuem para a satisfação dos profissionais da escola e tranqüilizam a comunidade, pois percebem que a segurança e o ensino e aprendizagem são focos principais da Secretaria de Educação.


Por Renata Rocha

segunda-feira, 15 de março de 2010

Secretaria de Educação segue fazendo reformas


O departamento de manutenção da Secretaria de Educação, através do chefe de patrimônio Sérgio de Lucca, realizou no dia 05 de março uma reforma na Centro de Educação Infantil Primeiros Passos. Foram colocados portões nas salas de aula e tanques para higienização das crianças.

A Secretaria de Educação segue fazendo a manutenção das escolas e as reformas necessárias para o melhor atendimento das crianças.

Por Renata Rocha

Um cantinho cheio de amor


O Centro de Educação Infantil Cantinho do Amor, localizado no bairro Urussanguinha atende aproximadamente 78 alunos entre três meses e cinco anos de idade. Conta atualmente com cinco professores, quatro auxiliares, um professor de artes, um de educação física, uma coordenadora e três atendentes de serviços gerais.

Em uma visita de rotina, encontrou-se a professora Simoni Luci, na sala de aula que correspondente ao maternal e que atende crianças de 2 e 3 anos. São 17 alunos que se misturavam e dividiam o tempo entre atividades pedagógicas, recreativas, refeições e bate-papo. No Jardim I, encontra-se 20 alunos entre 3 e 4 anos. A professora Sandra Regina e a auxiliar Elieth conduziam as crianças ao pátio, para atividades ao ar livre e a garotada caminhava na maior animação.

O Jardim II estava reunido na roda da conversa, com o auxiliar Rodrigo e 22 alunos de 4 e 5 anos que respondia as perguntas com a disposição de quem é criança.
No berçário, a professora Cristiane Gomes Cechinel e a auxiliar Helena Maciel Santos, dividiam o tempo com bebês que circulavam pela sala e tomavam mamadeira no colo. Percebe-se a atividade constante das profissionais para atender aos pequeninos que solicitam constantemente a atenção.
A coordenadora Maria Luiza conta ainda com disposição de Maria Aparecida da Silva, Rejane Guse Alexandre e Luzia Réus, as atendentes que permitem, com seu trabalho e dedicação, manter a boa apresentação do CI. São pessoas sorridentes que certamente contribuem para o bom andamento dos serviços e para que a rotina no seja mantida de forma harmoniosa e eficiente.
Percebeu-se nessa visita a união dos profissionais que prontamente atendem aos visitantes, familiares das crianças e as próprias crianças. É um ritmo muito acelerado, com crianças de diferentes idades, tamanhos, costumes, que interagem e necessitam da dedicação e da eficiência dos profissionais.

Observou-se a preocupação em atender aos chamados dos pequenos e de atendê-los prontamente. É um lugar bem cuidado, que nas próprias paredes, com painéis coloridos e fotos, demonstram o prazer com que trabalham as pessoas que ali se encontram. Aos familiares, a certeza de que seus filhos, netos, sobrinhos, estão num ambiente de amor, dedicação e profissionalismo.

Por Renata Rocha
Data: 04/03/2010

O dia-a-dia na educação municipal


O Pré-escolar do município, que atende seus alunos nas dependências da Escola de Educação Básica Dolvina Leite de Medeiros, conta hoje com 26 alunos no período matutino e 29 alunos no vespertino.
A professora Olga Beatriz Lima Gonçalves comentou que a parceria entre a escola do estado e o pré-escolar do município é ótima. Ressalta que apesar das atividades do pré-escolar estarem de acordo com o calendário do município, ela recebe também o calendário da escola e é chamada para as reuniões. “Não tenho o que reclamar. È uma ajuda mútua. Sempre que preciso, o pessoal da escola me ajuda. É um grupo muito unido”, explicou a professora.

Enquanto auxiliava na atividade com tinta guache, a professora esclarece que os alunos do pré- escolar tem horários diferentes para o lanche e para as atividades ao ar livre, para que possam aproveitar o espaço da escola com maior segurança, já que a escola do estado atende alunos da 1ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio.

Durante as atividades, observou-se crianças muito ativas, dispostas a realizarem seus trabalhos e, principalmente, notou-se a alegria e o prazer em usar as tintas, mistura-las e criar seus desenhos. “São artistas com suas obras de arte” explica satisfeita a professora Olga.

Por: Renata Rocha
Data: 02/03/2010

SECE promove semana de estudos para professores

Danilo Gandin, Celso Vasconcellos e José Pacheco

As vésperas do início de mais um ano letivo, a preocupação com a qualidade de ensino resultou numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Araranguá, que promoveram uma semana de estudos com grandes nomes da educação nacional.

Danilo Gandin e Celso Vasconcelos proporcionaram uma tarde de aprendizagem e troca de saberes entre os participantes. O tema central dos discursos foi a importância do planejamento das ações educativas para a eficiência e a eficácia da prática, do dia-a-dia nas salas de aula.Porém, outros assuntos foram colocados em pauta.

Após o diálogo entre os palestrantes, professores e demais presentes tiveram a oportunidade de questionarem e de se posicionarem em relação à educação. De forma muito competente e ao mesmo tempo descontraída, os pesquisadores da educação responderam a cada questionamento, oportunizando aos presentes, temas para a reflexão do fazer pedagógico.
Outro ilustre convidado e presente neste evento, o professor José Pacheco, de Portugal, palestrou sobre a experiência da escola “da Ponte” e opinou sobre o sistema educacional brasileiro e as perspectivas de mudança.

Segundo Vasconcelos, o caminho para a igualdade e a fraternidade depende da oferta de educação de qualidade e da eficiência do professor e dos demais agentes educacionais. Esta afirmativa também permeia o pensamento e as ações da secretaria municipal de educação que através da equipe gerida pelo secretário Alexandre Rocha, busca proporcionar não apenas as condições didáticas e estruturais para a dinâmica escolar, mas, sobretudo, preocupa-se com os sujeitos responsáveis por essa dinâmica: professores, alunos, comunidade.

Por Renata Rocha


Data: 11/02/2010

SECE inicia reformas

Com o intuito de fornecer educação de qualidade, bem estar e segurança para os alunos e profissionais da educação, o município investe tanto na qualificação profissional quanto na manutenção, reforma e ampliação dos espaços físicos da qual é responsável.


Para comprovar e acompanhar esses benefícios oferecidos, o Chefe de Manutenção Sérgio de Lucca, a Diretora do Ensino Infantil, Susana Inácio Timboni e a Coordenadora do Centro de Educação Infantil Cidade Encantada, Ednéia Vieira Plácido reuniram-se nesta sexta-feira para observar a escola localizada no Jardim das Avenidas.


As salas de aula estão sendo pintadas e os pisos, que estavam danificados, serão substituídos. “Todas as reformas que serão feitas neste ano são para o bem estar das crianças, dos profissionais que trabalham para o município e a melhora na qualidade de ensino”, explica Susana.


A visita a essa escola é apenas o início dos trabalhos que terão durante o ano esses profissionais, pois, com a preocupação existente na Secretaria Municipal e com o desejo de transformar a educação, e com ela a sociedade Araranguaense, as metas propostas não findam.


São objetivos e metas construídos com a experiência de profissionais da área e parceiros que contribuem para tornar as escolas um lugar de aprendizagem, de construção, de parceiras, de interação, de qualidade, de eficiência, de vivências, e , principalmente, um lugar para todos.

Por Renata Rocha
Data: 05/02/2010